E que a minha loucura seja perdoada Porque metade de mim é amor E a outra metade... também.

15.4.11

Todas as cartas de amor são rículas


Todas as cartas de amor são ridículas. 
Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas. 
Também escrevi em meu tempo cartas de amor, 
Como as outras,
Ridículas. 
As cartas de amor, se há amor, 
Têm de ser Ridículas. 
Mas, afinal, 
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor 
É que são Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia 
Sem dar por isso 
Cartas de amor Ridículas. 
A verdade é que hoje 
As minhas memórias 
Dessas cartas de amor 
É que são Ridículas. 

(Todas as palavras esdrúxulas, 
Como os sentimentos esdrúxulos, 
São naturalmente Ridículas.)

Coisas que só acontecem em novelas.


Primeira coisa que não entendo nas novelas: se no Brasil é tão comum que todo mundo assista novela e veja tanto a TV, por que nas novelas raramente tem TV na sala de estar dos personagens?
Não existe pobre em novela. Mesmo que seja pobre não passa necessidade, a casa é arrumadinha e se veste bem.
Aliás, todo mundo se veste bem em novela, todo mundo só vive arrumado até dentro de casa.
Só existe um bar, um hospital, uma academia, um restaurante, uma loja de roupa, um shopping… e por aí adiante. Não é à toa que todo mundo se conhece, mesmo que a gente não os veja interagindo, todos são íntimos. Todo mundo sempre se esbarra no mundo encantado das novelas. Os encontros inconvenientes, os flagras são muito comuns.
Sem falar nos “momentos merchan”. Adoro eles!!! Marcas de shampoo, cremes, celulares e carros de repente viram o foco da conversa dos personagens que os colocam como a sétima melhor maravilha do mundo. Ainda se esforçam pra parecer natural, e nunca, eu disse: NUNCA, conseguem. Enfim, fica sempre ridículo, babação de ovo total, e eu tenho até pena de Tony Ramos e Regina Duarte que têm que, eventualmente, se submeter a esse papel ridículo.
No fim de uma novela é sempre tudo muito óbvio. Todo mundo resolve casar na mesma época. Inclusive eu acho que lá no tempo fictício das novelas os dramas sempre acabam mais ou menos no mês de maio, estaria explicado esse fenômeno “felomenal” (cá pra nós, o “Giovanni” de Senhora do Destino é ótimo). Quem ficou a novela toda encalhada ou foi largada por que o amado era um sacana sempre encontra o príncipe encantado no final da novela. Todos os problemas que enrolaram a gente por tantos meses de repente têm soluções perfeitas em poucos minutos. Os vilões vão pra cadeia, morrem ou sofrem acidentes dando a sensação de que a justiça “tarda mas não falha” e “o bem sempre vence”.
O mais lindo é quando algum personagem cita: “isso parece coisa de novela”, realmente!